sexta-feira, 13 de março de 2009

A origem da sexta-feira 13

Você, com certeza, já ouviu ou leu que a sexta-feira 13 é considerada um dia de azar e de acontecimentos ruins. Mas qual a origem da lenda dessa data tão adorada pelos diretores de filmes de terror cada vez piores? Aproveitando que hoje é a segunda sexta-feira 13 do ano (a outra foi em 13/2), decidi pesquisar sobre, e eis algumas versões não-oficiais.

Numerologia e crucificação

O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia, o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.

Templários e Páscoa

Esta superstição também pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.

Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.

Além da justificativa cristã, antes disso existem duas outras versões que provêm da mitologia nórdica que explicam a superstição. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça.

Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.

Acreditam? Já tiveram alguma história macabra numa sexta-feira 13? Para mim, é tudo lenda. É apenas um dia como outro qualquer, eu nunca tive problema algum! Comentem!

5 Comentários:

Luiz Hippert disse...

Olá, muito legal seu blog. Tenho encontrado vários bons, entre um monte de lixo :-)
Quanto aos de "humor", vc deve ter visto minha opinião no post de hoje, justamente sobre blogs e blogueiros.
Vou colocá-lo em minha lista, com certeza, porque ali eu só coloco os que eu realmente acho que acrescentam. Você deve ter percebido como ela é pequenininha...
Das séries só falei de humor, ainda falarei de outras, pois TV é um dos meus vicios e eu amo seriados.
Volte sempre.

Line disse...

Coliiin, ve depois se o meu blog ficou melhor. Obrigada pela dica!
Beijos

Saudades suas!!

Anônimo disse...

Já firmei a parceria, coloquei seu banner lá..

Abração e sucesso

Eli disse...

sexta-feira 13 para min é um dia igual aos
outros nesse ano é aniversário de minha cidade sera que ela vai melhorar eis minha peergunta?

Anônimo disse...

Blog irrado !!!!!!!!!!!!
Parabéns !!!!!!!!!!!!!!!!!!1

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO